quarta-feira, 7 de abril de 2010

Policiais e bombeiros da Paraíba invadem Congresso Nacional


Os policiais civis, militares e bombeiros da Paraíba e de outros estados do país 'invadiram' o Congresso Nacional para exigir a continuidade da votação da PEC 446/300, que trata do piso nacional das Polícias e Corpos de Bombeiros. O fato foi registrado nesta terça-feira (6).
De acordo com informações de Flávio Moreira, presidente da Associação dos Policiais Civis da Paraíba (Aspol), a manifestação foi iniciada por volta das 10h de hoje com uma concentração na Catedral de Brasília e seguiu pelas ruas da Capital Federal em marcha pela dignidade remuneratória dos profissionais da segurança pública.
Na frente do Congresso Nacional, as delegações dos Estados mais uma vez se uniram para preparar a entrada na Câmara Federal que chegou a ser cercada pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal.
Munidos do argumento de que aquela é a 'casa do povo', os manifestantes deram as mãos e bloquearam de forma pacífica as entradas e saídas de veículos do Congresso para pedir que a Mesa Diretora da Câmara autorizasse a entrada dos policiais.
Logo na entrada, os policiais foram bloqueados por um cordão de isolamento da PMDF que, apesar de se manterem a uma certa distância, ainda foram ameaçados várias vezes pela Polícia Legislativa da Câmara Federal. Em um dos momentos, o presidente da Aspol Flávio Moreira pediu respeito e desabafou: 'É muito fácil agir assim quando se está com salários de R$ 12.000,00 no bolso. Na maioria dos Estados, os policiais estão praticamente passando necessidade. Não temos condições de darmos uma vida digna às nossas famílias que as compense de nossas ausências. Viajamos mais de 2000 km e não seremos impedidos de entrar não. Temos companheiros como os militares da Paraíba que vieram em uma van e não seremos desrespeitados.'
Após cerca de 40 minutos de negociações, os manifestantes conseguiram autorização para entrar pela lateral da Câmara dos Deputados.
egundo informações de Flávio Moreira, alguns deputados chegaram a mudar o discurso e pedir para os manifestantes recuarem, mesmo após terem incentivado do alto dos carros de som a 'invasão' da Câmara, alegando que aquela era uma 'área de segurança nacional'.
Já dentro da Câmara Federal, os representantes dos policiais foram até a presidência da Casa e conseguiram autorização para a entrada nas galerias do Plenário, onde aguardaram que a PEC entrasse em pauta, o que não ocorreu.
Através do perfil pessoal abrigado no endereço http://twitter.com/flaviomoreirajp, o presidente da Aspol comemorou a entrada no Congresso Federal: 'Invadimos a Câmara dos Deputados hoje, apesar de termos sido recebidos pela Polícia Militar do Distrito Federal. Amanhã, a luta continua!'
A mobilização terá continuidade nesta quarta-feira (7), a partir das 08h e, segundo Flávio Moreira, houve a promessa de se tentar incluir a votação da PEC na pauta da sessão desta quarta, o que deverá ser solicitado aos líderes partidários que se reunirão às 10h com o presidente Michel Temer.

FONTE: PARAÍBA AGORA

Nenhum comentário: